No início dos anos 90, um grupo de atores de Santa Cruz do Sul, RS, se reúne para somar experiências e iniciar um projeto de pesquisa teatral. Em 1993, o grupo monta o seu primeiro espetáculo Eu e os Nós e chama para direção o ator e diretor Marcos Barreto, recém saído da Cia. de Ópera Seca de Gerald Thomas. Este trabalho inovador direciona o grupo para uma linha que envolve pesquisa de linguagem, dramaturgia não linear, criação em processo colaborativo e a busca por espaços não convencionais.

A partir de abril de 2002, finalizando as apresentações da tournée de Enquanto os Anjos Tomam Coca-Cola, o grupo de atores do elenco aluga uma sede e passam a chamar-se Teatro Espaço Camarim iniciando uma produção contínua de espetáculos e performances que circulam pela região. Paralelamente, passa a atuar de forma transformadora na comunidade, a partir de iniciativas em ambientes desfavorecidos, projetos educativos, de resgate histórico e oficinas para o público em geral, consolidando uma rede de parcerias, tornando-se referência de qualidade artística e de potencial multiplicador em toda a região.

Em 2007, o Camarim inicia seus trabalhos de inclusão social através do teatro oferecendo curso de teatro gratuito pra 40 adolescentes da periferia resultando em uma apresentação da peça Essa é sua Vida para comunidade local.

Em 2010 o Teatro Camarim mantém e amplia esse projeto social,  onde são oferecidas, de forma gratuita vagas para 20 alunos surdos da cidade de Santa Cruz do Sul, que fazem parte do Curso de Teatro e de Processo de Montagem de Espetáculo, passando pelo processo de confecção de máscaras do teatro, iluminação, sonoplastia, interpretação, culminando,  com uma montagem apresentada para a comunidade de Santa Cruz do Sul e cidades da região.

Os espetáculos produzidos pelo Espaço Camarim se caracterizam pela presença da música, do humor e lirismo. Não raras vezes seus espetáculos foram criados juntamente com músicos compondo a trilha sonora inédita a partir das cenas ou vice versa. Outra característica são espetáculos apresentados em locais alternativos.

O Teatro Camarim, dirigido por Simone Bencke e Eduardo Spall possui sua sede no centro da cidade e recebe  no seu palco inúmeros shows e espetáculos a nível regional, estadual e nacional, tornando-se, neste âmbito, um verdadeira e comprovada referência cultural.

Administração